Conheça meu trabalho

Muito prazer – sou Bruno Rodrigues, 50 anos, Especialista em Comunicação e Informação para a Mídia Digital.

Como cheguei até aqui?

Aos 17 anos, o resultado do meu teste vocacional já dizia ‘Comunicação Social’ e ‘Informática’. Mas eram meados dos anos 80, o microcomputador mal havia sido criado e a web ainda levaria dez anos para surgir.

Lembro de andar pela rua pensando: ‘o que vou fazer, escrever manuais para computadores?’

Quem diria: uma década depois, seria exatamente o casamento entre texto e tecnologia que daria forma à profissão que eu abraçaria com tanta paixão, a de produtor de conteúdo online (ou webwriter).

Comecei como freelancer de textos para sites quando a web dava seus primeiros passos, em 1995.

Dois anos depois, fui convidado pela Petrobras para recriar seu site na internet e coordenar a primeira equipe de jornalistas online da empresa – e para lá prestei serviços de consultoria por 19 anos, até 2016.

Desde 1998 desenvolvo um trabalho pioneiro sobre Webwriting na América Latina: é minha a primeira coluna do mundo sobre o assunto e meu livro, ‘Webwriting – Pensando o texto para a mídia digital’ (2000), foi o primeiro em língua portuguesa e o terceiro do mundo sobre o tema.

E não parei por aí: também em 2000, comecei a ministrar cursos abertos – presenciais e a distância – sobre Webwriting e Arquitetura da Informação para profissionais do país inteiro, assim como treinamentos exclusivos para empresas.

Hoje, mais de 3.000 pessoas já participaram dos meus cursos, assim como já realizei treinamentos para mais de 50 empresas.

Em 2001 fui citado no verbete ‘webwriting’ da segunda edição do ‘Dicionário de Comunicação’.

Em 2006 escrevi mais um livro, ‘Webwriting – Redação & informação para a web’.

Em 2010, um passo importante em minha carreira: fui contratado pelo Governo Federal, através do Ministério do Planejamento (e-Gov), para produzir aquele que é, até agora, o trabalho mais relevante de minha carreira no mercado de Comunicação Digital: a ‘Cartilha de Redação Web’, padrão brasileiro de redação web. Um grande orgulho!

Em 2014 a Editora Atlas publicou meu terceiro livro, ‘Webwriting – Redação para a mídia digital’, este nas versões impressa e digital.

Em 2016, uma vitória da qual me orgulho muito: passei em primeiro lugar no processo seletivo para o Mestrado Profissional em Criação e Produção em Conteúdos Digitais da Escola de Comunicação (ECO) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Minha vida pessoal, quando não se mistura com a profissional, é tão agitada quanto: moro no bairro do Flamengo, Rio de Janeiro, sou casado há vinte e cinco anos com a Ana, que é tradutora e devoradora de livros, e sou pai do Breno, de 20 anos, futuro biólogo 🙂

Para me conhecer ainda mais, vale checar o item ‘Meu currículo‘ e, é claro, voltar sempre a este site – o trabalho continua!

Bruno Rodrigues